• « Quartos » Seta para baixo

DETALHES DO POST

PRINCIPAL / BLOG / DETALHES DO POST

Devo reformar a casa para alugar?

Conheça melhorias que podem agregar maior valor na hora de negociar um imóvel

Créditos: Pixabay


Para quem possui casas para alugar ou apartamentos à venda e deseja colocar seus imóveis para anunciar com alguma imobiliária ou corretor, este post traz dicas excelentes!

Afinal, tomando alguns cuidados essenciais é possível valorizar – e muito – um imóvel, garantindo a ele maior poder de monetização para o momento de sua venda ou fechamento de um contrato aluguel por meio de simples reformas. Isto tudo ajuda a evitar contingente de um imóvel parado, sem circulação de moradores (o que pode ser alvo para vandalismo para a situação dos que ficam de frente para a rua) ou mesmo agregando gastos adicionais ao proprietário (como o caso do pagamento de taxa de condomínio para quem tem um imóvel desabitado).

O fato é que uma boa reforma, além de deixar um imóvel mais bonito, acaba valorizando-o ainda mais, uma vez que renova o ambiente. Por meio de simples soluções, às vezes é possível gastar muito pouco, mas procurando-se deixar aquelas casas para comprar com as possibilidades de entrega que todo mundo sonha ao fazer sua compra e receber as chaves na mão!

Vale ressaltar que, esteticamente, um imóvel com cara de novo na maioria das vezes, além de possibilitar mais acessibilidade em ambientes melhor distribuídos, quem sabe uma decoração mais atualizada em relação ao período de sua construção (em especial para imóveis de décadas passadas) e, principalmente, agrega a possibilidade de maior poder de negociação ao proprietário.

Afinal de contas quem, por exemplo, não sonha em já entrar para morar numa casa alugada que esteja caprichada, sem ter dor de cabeça e necessidade de pedir autorização direta ao proprietário para fazer algum tipo de manutenção urgente nela? Pensando nesta realidade, separamos algumas dicas para você, que deseja anunciar imóveis! Acompanhe essas dicas que separamos para você em 6 passos!

 

Passo 1. Pesquise fotos de sites e revistas de construção e decoração

Procure soluções para a sua reforma com dicas e cases que podem ser encontradas facilmente em sites especializados na internet e também revistas do setor. Quanto mais pesquisar, maiores as chances de encontrar aquele tipo de decoração que é possível de se realizar em seu imóvel e que cabe no seu orçamento. Lembre: para quem pretende alugar um imóvel, não é necessário realizar grandes exageros, mas deixar um ambiente agradável aos olhos dos visitantes pode facilitar o fechamento de um contrato, reduzindo o período de anúncio do mesmo.

Passo 2. Pesquise novidades e preços de materiais de construção

Tendo em mente como deseja deixar seu imóvel para disponibilizar ao mercado de anúncios de imóveis, agora é a hora de visitar as lojas de materiais de construção e de itens decorativos existentes em sua cidade. Visualize itens em promoção, materiais que estão com boas condições de negociação e descontos por serem de mostruários em oferta de queima de estoque, além de conferir preços de itens que precisará renovar, como revestimentos, cerâmicas, pisos laminados. Solicite orçamento dos mesmos e não se precipite comprando já no primeiro local que for visitar: pesquise em concorrentes, compare valores e peça descontos melhores! Sempre há uma possibilidade de reduzir algumas gordurinhas para quem tem paciência e vontade de diminuir valores! Aproveite para não se perder com a papelada e fotografe os itens de maior interesse, para que depois, chegando em casa, possa analisar com cuidado as potencialidades de cada item e optar pela melhor compra.

Passo 3. Contrate um profissional para assinar a reforma

Muitos condomínios já exigem a assinatura de um responsável técnico para aprovar uma obra. Este cuidado vale também para quem possui uma casa de frente pra rua e é sempre uma ótima alternativa, onde vale ter atenção à expressão que muitas vezes “o barato sai caro”. Portanto, contrate um arquiteto ou decorador de interiores para projetar sua reforma antes de fazer a compra de equipamentos, materiais e contratar qualquer outro tipo de profissional. Tendo negociado o valor cobrado pela prestação de serviços, é hora de ir para o passo 4 e planejar sua reforma, colocando tudo numa planilha: gastos, tempo de realização, profissional envolvido, prazos de entrega, dentre outros...

Passo 4. Hora de planejar custos e profissionais

Para quem tem facilidade de usar o computador, uma simples planilha de Excel pode ser uma ótima solução. Já para quem prefere algo mais prático, basta apenas usar uma folha de papel e colocar item a item o que precisará comprar e quem irá contratar para fazer este determinado serviço. Aqui cabe lembrar que o próprio profissional de design de interiores, arquiteto ou engenheiro que está assinando o projeto poderá lhe indicar estas pessoas, para o caso de você não conhecer ninguém. Evite contratar parentes, pois sempre quando se envolve algo relacionado a serviço profissional e vida pessoal uma obra que podia ser simples pode acabar sofrendo atrasos e gerando dores de cabeça! Enfim, estabeleça critérios e tenha planejado os seguintes itens:

  • Data de início da reforma;

  • Duração da reforma;

  • Data de término da reforma;

  • Etapas da reforma (ex: pintura geral do apartamento ou trocar o telhado);

  • Custo aproximado do material de construção;

  • Custo aproximado de mão-de-obra;

  • Custo estimado para toda a reforma


Tendo organizado estes itens, você poderá formular contratos de trabalho e fixar os prazos de entrega, e isso lhe dará a possibilidade de ter controle sobre datas de entrega da obra em etapas e também dos custos iniciais e finais da mesma. Entenda que, quando não se faz um planejamento adequado já no início de uma reforma, elas podem ficar muito mais caras! Então tenha atenção redobrada!

Passo 5. Faça pagamentos por etapas de entrega e nunca à vista

A regra é evitar perder dinheiro! Se você tiver um imóvel que seja reformado e usou dinheiro para pagar à vista e ele demorar pra ser alugado, perderá capital com isso. Agora, se pagar materiais de construção e mão-de-obra em mais vezes, é possível que com o próprio valor de rendimento do aluguel você possa abater o investimento realizado. Evite pagar tudo de uma vez aos profissionais envolvidos. Pagar por metas, a cada etapa de entrega realizada o ajudará a ter possibilidade de evitar atrasos e letargia na produção de trabalho. Negocie sempre estas datas antes de dar o ponta pé inicial para permitir que qualquer profissional comece a trabalhar em seu imóvel.

Passo 6. Reforme um cômodo por vez

Indiferentemente se sua obra será grande ou pequena, reforme um local por vez. Isso evitará concentração de sujeira por todo o imóvel. Ao trocar um piso, retiro o antigo primeiramente de todo um cômodo e instale o novo. Só então permita que o pedreiro passe ao próximo ambiente. Isso vale para pinturas, paredes ou tetos de gesso e todas as outras melhorias que planejar e ajudará a evitar muitos transtornos!

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as possibilidades de uma reforma e no quanto ela poderá agregar valor ao seu imóvel na hora de vende-lo ou aluga-lo, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam o nosso trabalho!
Voltar

https://www.juizdeforaimoveis.com.br/
https://apiportal1.websiteseguro.com/