• « Quartos » Seta para baixo

DETALHES DO POST

PRINCIPAL / BLOG / DETALHES DO POST

Conheça a Catedral de Petrópolis

Um dos cartões postais mais imponentes da Cidade Imperial é dedicada a São Pedro de Alcântara, padroeiro da cidade e do Brasil.

 

Construção

Originalmente, a Igreja Matriz de Petrópolis era um edifício bem pequeno, se comparado com o atual, e era localizado em frente ao Palácio Imperial (Museu Imperial), porém após a sua construção já estava previsto, no plano de Urbanização de Petrópolis (1843), a construção de uma nova Matriz.

Após vários imprevistos, a nova Matriz só começou a ser construída em 1884, quase 40 anos após o plano de Urbanização.  A obra continuou até mesmo quando aconteceu a Proclamação da República (1889), porém em 1901 ela sofreu uma paralisação e só é retomada em 1918. A inauguração foi feita em 29 de novembro de 1925, após 37 anos de trabalhos. Porém o edifício não estava terminado, ainda faltavam a fachada principal e a torre, além de muito da decoração interna. As obras da fachada só começaram em 1929 e chegaram até o nível da rosácea na década de 1930. A torre só seria construída entre 1960 e 1969.



 

Mausoléu Imperial

Em 1920 ocorreu a anulação do decreto que bania a Família Imperial do Brasil, e em 1921 os restos mortais de D. Pedro II e D. Tereza Cristina foram trazidos de Lisboa para o Rio de Janeiro, onde ficaram na Catedral Metropolitana. Só em 1925 que os restos foram transferidos para a sacristia da Catedral Petrópolis. E, finalmente, em 5 de dezembro de 1939, o presidente Getúlio Vargas  inaugurou o Mausoléu Imperial, para onde foram transferidos em definitivo o sarcófago do Imperador e da Imperatriz. Em 1971 foram sepultados também no mausoléu a Princesa Isabel e o seu marido Conde d’Eu.

Os túmulos do Imperador e da Imperatriz foram esculpidos em mármore de Carrara em cerca de 1925 pelo francês Jean Magrou e pelo brasileiro Hildegardo Leão Veloso.  Já os túmulos da Princesa Isabel e o Conde d’Eu foram esculpidos pelo brasileiro Humberto Cozzo.

Os Vitrais do Mausoléu da Família Imperial, localizado no Interior da Catedral, representam além da liturgia um pouco da História do Brasil e de nossa Cidade. Nele encontramos em destaque, o Vitral confeccionado pela Casa Alberto, em 1939, onde podemos contemplar o Jesus Crucificado e a seus pés um escravo cujas correntes do pulso estão arrebentadas, fazendo alusão ao sofrimento dos negros escravizados e comparando-o ao do Crucificado. As gotas de sangue que caem da fronte de Jesus quebram as correntes do escravo. Ao fundo a Serra dos Órgãos, o Morro da Alcobaça e as colunas da Catedral de Petrópolis, no inicio de sua construção. Ao centro a rosa de Ouro, presente do papa leão XIII a Princesa Isabel pela Abolição da Escravatura. Outra característica são os poemas que D.Pedro II escreveu no exílio. Um para D.Teresa Cristina e o outro para expressar seu amor pelo Brasil.



 

Curiosidades

- A torre principal possui 70m de altura e abriga um carrilhão de cinco sinos de bronze fundido, que foram trazidos da Alemanha que pesam 9 toneladas.

- Só as portas de entrada  pesam mais de 4,8 toneladas cada, foi feita com madeira de navio e as ‘almofadas’ de zinco.

- A catedral possui um importante órgão, fabricado no Rio de Janeiro e instalado em 1937 por Guilherme Berner e inaugurado por Antônio Silva.



 

Avaliações

Com quase 3,5mil avaliações no TripAdvisor a catedral é muito bem avaliada. 63% dessa avaliações são ‘Excelente’ e 30% como ‘Muito Bom’.



 

Como Chegar

Endereço: R. São Pedro Alcântara, 60 - Centro, Petrópolis - RJ, 25685-300

Horário: 2ª a Sábado: das 9h às 17h30;

Telefone: (24) 2242-4300
Voltar

https://www.juizdeforaimoveis.com.br/
https://apiportal1.websiteseguro.com/