• « Quartos » Seta para baixo

DETALHES DO POST

PRINCIPAL / BLOG / DETALHES DO POST

10 dicas para economizar energia elétrica

O inverno já chegou e com ele as temperaturas despencaram, os banhos quentes se tornaram mais demorados, mas se não tomar cuidado a conta de luz pode te pegar de surpresa. Principalmente pela conta de luz estar operando em bandeira vermelha, ou seja, são acrescentados R$ 5,00 a cada 100kW/h consumidos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que isso não aconteça e quem sabe você consiga até economizar.

 

Lâmpadas


Já falamos por aqui sobre como escolher a lâmpada mais econômica para a sua casa. Mas é sempre bom lembrar que se você ainda tem lâmpadas incandescentes na sua casa, as substitua por LEDs ou fluorescente.



 

Aparelhos plugados nas tomadas


Não deixe os aparelhos plugados nas tomadas quando não estiver usando, porque mesmo desligados, eles continuam consumindo energia.


 

Geladeira


Evite deixar a porta aberta muito tempo, cheque se ela está fechando corretamente e se não há nenhuma fresta ou defeito na borrachinha da porta. Ah, e se você tem um modelo muito antigo de geladeira, talvez seja à hora de repensar e comprar um modelo mais novo, pois são mais econômicos. Outra dica manter a geladeira longe do fogão. Como este produz calor reduz o desempenho da geladeira.



 

Chuveiro


Esse pode ser um dos maiores vilões da sua conta elétrica. Embora seja muito difícil sair do banho durante o inverno, faça um esforço e tome banhos curtos. O indicado é que seja de no máximo 5 minutos, então, tente não passar muito disso.



 

Máquinas de lavar


Não lave a roupa todo o dia. O segredo é esperar acumular e lavar tudo de uma vez. Porém, confira no manual a capacidade máxima da sua máquina para não danificá-la.



 

Ferro de Passar


Agora que você juntou bastante roupa para lavá-la, aproveite para passá-la também. Isso ajuda a economizar porque o processo de aquecimento da resistência do ferro elétrico é gradativo e um pouco demorado. Assim, ligar o ferro uma única vez e passar uma grande quantidade de peças é uma atitude mais racional e econômica que ligar o ferro repetidas vezes para passar quantidades menores.


Paredes com cores claras


Isso mesmo! Pintar as paredes com cores claras ajuda a economizar energia. Mas calma, tem uma explicação: As cores mais claras aproveitam melhor a luz do dia e a iluminação das lâmpadas. À noite, um quarto com paredes escuras precisa de lâmpadas mais potentes para conseguir a mesma iluminação de um quarto que tem paredes claras.


Computador


Sempre que for se ausentar por mais de meia hora, vale a pena desligar o computador. Um bom exemplo é na hora do almoço. Um computador ligado durante 1 hora/dia consome em média 5,0 kwh/mês.



 

Selo Procel


Na hora de comprar um produto, observe se o mesmo recebe o selo Procel A. Isso garante que ele é mais econômico. Isso é garantido através de alguns testes feitos pela Eletrobrás, junto com o INMETRO, que submetem o produto a uma série de testes.


Viajar


Caso vá viajar por uma ou algumas semanas, procure sempre desligar a chave geral da casa para economizar ainda mais, porém vale lembrar dos alimentos na geladeira. Procure planejar com antecedência para não deixar nada dentro da geladeira, ou você terá uma surpresa desagradável quando voltar.

Voltar

https://www.juizdeforaimoveis.com.br/
https://apiportal1.websiteseguro.com/